A terapia para família vem para auxiliar na análise dos conflitos existentes, nas relações e nos vínculos familiares. Desta forma, facilita o entendimento e possibilita aos membros da família que compreendam os conflitos e saibam lidar com futuras dificuldades.
A família mudou! Tempos atrás a família era formada por mãe, pai e filhos. Agora sabemos que existem esses membros compõem uma família tradicional, mas nela se agregam enteados, madrastas e ex-companheiros.
Lidar com essa complexidade de personalidades, pode gerar conflitos, porque nas relações familiares cada membro exerce um papel dentro de um contexto e, muitas vezes, uma ou outra pessoa dessa família pode estar em sintonias diferentes ou até mesmo ter perdido o sentido de família.
Quando isso acontece não sabemos mais quais papéis ocupamos, se somos filhos, pais, irmãos, enteados, sogras, enfim, qual a nossa real posição naquele grupo de pessoas que chamamos de família.
A terapia de família faz o uso da psicologia para ajudar cada membro dessa relação individual e coletivamente para que tenham um melhor relacionamento.